Não tem jeito… ou você planeja ou você planeja! Independente do tamanho da sua empreitada, o ato de planejar é fundamental para atingir seus objetivos.
Sobre este tema existem muitas e boas frases de impacto. A que eu mais gosto é essa de um provérbio chinês: “Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado.”
Aí está o grande motivo… o tempo! Não queremos gastar tempo nisso, seja por pressa ou mesmo por preguiça. Para muitos de nós, parecer ser mais fácil já sair fazendo na confiança do chamado “feeling”, ou “achômetro”. Contudo, essa atitude, invariavelmente, cria situações delicadas no futuro, por não considerar as condições básicas de execução da tarefa.
Thomas Edison disse: “Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento.” Ainda em condições muito favoráveis (o que não é o caso na maioria das vezes), contemplar o cenário, etapas e principalmente a metodologia que será usada para alcançar a META é “sine qua non” para o sucesso.
Existem empresas que partem para a ação, mesmo sem ter seu objetivo definido ou uma meta clara – exterminando qualquer possibilidade de gestão sobre o começo, meio e fim do processo.
Além disso, é essencial uma avaliação dos riscos de cada atividade planejada, bem como a definição de planos de contingência caso um desses riscos se concretize.
Adaptado de Edson Bucci em Linkedin
Leave a Reply