Que a sua empresa precisa estar no mundo online, imagino que você não tenha dúvida. Definir como isso será feito pode trazer alguma dificuldade. Mas a grande pergunta é: sua estratégia está funcionando? Esta é basicamente a questão que a análise do nível de maturidade digital pode te ajudar a entender.
Estar com um site no ar e fazer alguns posts bonitinhos, eventualmente, não é propriamente ter uma estratégia digital. Mas, pasmem, tem muita gente acreditando que apenas isso vai funcionar. E muitas delas ficam à espera de resultados, quando na verdade são verdadeiros pontos mortos neste universo online.
No digital, estamos falando de um novo mundo: é ambiente extremamente dinâmico, no qual regras mudam com frequência. Marcas e até mercados nascem e morrem no prazo de alguns meses.
Para acompanhar, ou melhor, para sobreviver neste cenário, é indispensável que você conheça como está sua presença no mundo digital – independente do seu produto ou serviço. Estamos falando aqui de 100% do mercado. Isso mesmo, tudo. Desde a commodity mas básica até a venda de um serviço de conceito complexo. Tudo – simplesmente tudo – vive aqui, no mundo digital.
Então passou da hora de você saber se sua empresa, marca ou produto estão “aparecendo” na hora certa para a pessoa certa. Essa é uma forma muito simples de falar sobre o assunto, mas este é o nosso objetivo, simplificar.
Maturidade Digital também pode ser usada para descrever o quanto sua empresa está adaptada para competir em um ambiente cada vez mais tecnológico e conectado. Por esse motivo, vai além da simples implementação de novas ferramentas tecnológicas. Ela traduz o nível de preparo do seu negócio, o quanto ele é estratégica, a força de trabalho, a cultura e os recursos utilizados para atender às expectativas dos clientes, funcionários e parceiros.
Quando falamos de Marketing Digital, isso abrange muita coisa. Desde aquele sobrinho do seu amigo que faz site por menos de trezentos reais e posts semanais no Facebook, até agências especializadas no universo digital, que dominam códigos e ferramentas que colocarão seu produto onde você quiser.
Aqui temos uma outra questão importante: ONDE VOCÊ QUER DIVULGAR E VENDER SEU PRODUTO? Isso tem a ver com a ESTRATÉGIA.
Já deu para perceber que a coisa é simples, mas não é fácil, pois exige esforço e investimento.
Esqueça aquele site que você subiu no ano passado e nunca mais atualizou, mesmo porque provavelmente ninguém está lembrando dele. Esqueça os posts que o sobrinho do seu amigo faz, porque provavelmente só os seus amigos do Face estão vendo. Ainda que você tenha muitos contatos, isso não significa vendas para seu negócio.
Dependendo do seu portfólio, talvez você nem precise ter um site próprio para começar a vender. Dependendo do seu mercado, talvez seja mais eficiente utilizar uma determinada rede social para alcançar esse objetivo.
Isso tudo deverá ser avaliado na definição de uma ESTRATÉGIA DIGITAL, ou seja, um plano de comunicação para descrever onde, como e quanto você vai investir em marketing e também como vai medir o resultado disso.
Essa é a parte mais interessante deste trabalho. Diferente de tudo que já se viu em Marketing, no mundo digital você consegue mensurar precisamente (se estiver fazendo a coisa da forma certa) como está sendo gasto cada centavo e como isso está sendo revertido em venda.
Aqui podemos citar vário indicadores, como por exemplo: Razão tráfego-leads, Taxas de conversão de landing pages, Custo por lead, Crescimento de receita de Inbound Marketing, ROI de Inbound Marketing, Valor do Ciclo de Vida do Cliente (LTV) entre outros.
E agora, para começar, você precisar procurar gente que entenda do assunto. Simples assim. Tem que ser profissional, caso contrário você gastará dinheiro e tempo sem obter resultados satisfatórios.
O mercado oferece muitas opções e ferramentas. Por exemplo, você pode escolher o caminho mais ágil – terceirizar para uma agência ou especialista – ou desenvolver essa expertise internamente na sua empresa. Essa última opção consumirá mais tempo para trazer resultados, mas no longo prazo pode ser interessante. Tudo depende da sua necessidade.
O fato é: se você precisa de resultados agora, precisa entender como está sua presença no mundo online e corrigir as rotas. E para avançar do jeito certo e com consistência é preciso fazer isso baseado em um plano (estratégia) que indique o caminho para onde o seu mercado aponta. Ainda que esse plano ofereça apenas uma visão macro, você já terá o benefício de visualizar a força de interação entre as ações e como utilizá-las de forma integrada para gerar os resultados. Está é a base do que chamamos de funil digital, mas isso é assunto para outro artigo.
por Edson Bucci
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